quarta-feira, 10 de maio de 2017

Lula x Sérgio Moro / Constituição x Lava Jato

Assisti o depoimento completo do ex Presidente Lula ao Juiz Sergio Moro na etapa da operação Lava Jato que trata sobre o assunto Triplex, quero dividir minhas considerações sobre as partes no depoimento:

Ex Presidente Lula

Foi firme e conexo nas suas respostas, se confundiu em algumas partes e, se, cometeu algum equívoco foi pouco e sem importância judicial comparado ao que o acusam, se preocupou em defender-se das acusações e aproveitou para discursar e mandar recados, recados aos aliados e adversários. Todos os pontos altos do depoimento foram de sua autoria, principalmente quando desafiava questionamentos ou expunha os fatos sobre a relação da operação Lava Jato com a imprensa, sem provas até a essa altura. Lula imprimiu a redação da inocência com facilidade.

Juiz Sérgio Moro

Iniciou com destreza e segurança a outiva, foi duro como tem sido com a defesa do ex Presidente e condescendente com as alegações da Promotoria, foi respeitoso com o ex Presidente em todo o momento e cobrou do Ministério Público a mesma deferência. Errou grosseiramente quando saiu do contexto dos autos do julgamento, reviveu o episódio do mensalão, depoimentos à imprensa, questionou opiniões políticas e declarações públicas de forma equivocada e quase provocativa, errou de forma grosseira e demonstrou e confirmou a tese de perseguição política neste momento, infringindo publicamente normas processuais e procedimentais enquanto juiz de direito em exercício de sua função durante o julgamento.

Ministério Público 

O pior papel do depoimento ficou por conta dos promotores, desrespeitosos, perguntas frágeis e com pouca efetividade jurídica, grosseiros e flertavam com o desespero, na tentativa de fazer valer a qualquer custo a impressão da denúncia, feio o comportamento do Ministério Público, rebaixou a importância do órgão.

Defesa do Presidente 

Os advogados do ex Presidente foram extremamente eficientes, criteriosos, didáticos, efetivos e apesar de parecerem chatos, pelo nível de exigência, deixaram claro compreender a importância histórica da defesa de Lula e de seus próprios nomes e carreiras nesse mesmo contexto, desconstruiram teses, apontaram erros e equívocos da acusação e do Juízo, que fugiu por diversas vezes do rito processual e até mesmo atuou de forma ilegítima, ilegal e inconstitucional.

O que eu acho? Que nada disso fará qualquer diferença, Lula ter ido extremamente bem não tem significado juridico, existe convicção processual e os questionamentos feitos fora dos autos deixaram evidente o nível intimidador da acusação, não existem limites, Curitiba se tornou uma república à parte, com instância própria e sem levar em consideração a Constituição Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário