domingo, 10 de maio de 2015

Homenagem no dia das mães!


Demorei um pouco para poder fazer esta homenagem, esperei ter folego e ar, sempre foi preciso respirar e pensar antes de falar qualquer coisa perto da senhora quanto mais falar sobre a senhora, sempre a professora disposta à ensinar e cuidar de tudo e todos que estivessem em sua volta, sempre foi bom saber ouvir muito mais do que falar. Os dias se passam e eu tenho cada momento cristalizado em minha memória de uma forma tão forte e contagiante no meu dia, as vezes complicado de explicar. Poucos sabem o tamanho e importância dos seus gestos em minha vida, por bem achei oportuno explicar os fatos que constroem este sentimento dentro do meu coração, carinho e gratidão, para que os poucos que te conheceram se alegrem ao ler esta memória, assim como eu me alegrei ao lembra-lá, e os muitos que não tiveram a oportunidade, te conheçam um pouco, para além do que é possível explicar agora com sua ausência, farei assim descrevendo seu caráter e perfil humano será mais fácil compreender:

Eliete Moraes do Nascimento Silva, mulher forte, determinada, destemida, de brio, carregou filhos e uma história de luta para justificar a prisão de seu marido e para além disso lutou pela sua liberdade, nesta época ainda durante o auge da ditadura percorreu parte do país atrás de notícias e razões para continuar acreditando na construção de sua família, era uma leoa agarrada em suas certezas, convicções, na defesa de seus direitos e no melhor para seus filhos, não abria mão de nada por nada se acreditasse em algo, trazia a convicção e a certeza como marcas de qualquer discurso ou preleção, forjada na luta da vida, nas dificuldades e nos conselhos de seu pai o homem que melhor traduzia o significado de 'admiração' descrito pela senhora, mesmo todas as vezes que me ensinou qualquer coisa sobre palavra e honra, qualquer outro exemplo de 'Homem' era definido antes por Esperidião Cordeiro Luna de Morais. Tinha a palavra dele como lei que carregou por toda sua história, pelo que descreveu antes de tudo até mesmo do amor havia o termo "muito correto e severo" talvez isso explique a força de suas próprias exigências. Poucos sabem talvez que além de rígida era sonhadora, uma menina sapeca e irreverente mesmo na velhice, não deixou um segundo se quer de aprender qualquer coisa que fosse, estava sempre lendo ou ouvindo os jornais e sabia exatamente quando era possível discordar do noticiário e não eram poucas as vezes. Brincando com palavras das formas mais diversas possíveis seja em seu livreto "Coquetel" de palavras cruzadas, no nível difícil sempre, seja escrevendo em rabiscos de papel rascunhado, pensamentos diários, quando descobri esse segredo quase que inconfessável entendi um pouco mais a forma como pensava, boa parte do que escrevia era posto ao lixo sem refutar, não queria ser descoberta como mulher frágil por conta de algumas palavras doces que vinham de seus pensamentos, quero que saiba minha opinião, nunca existiu fragilidade em nada que a senhora fizesse mesmo palavras doces eram demonstração de força de uma mulher que viveu em toda sua trajetória tempos de guerra, suas próprias guerras às vezes, seja a guerra que for jamais esmoreceu ou fraquejou, crescia e se agigantava no desafio, na luta, no conflito, aprendi tanto com a senhora que talvez não tenha tido a minima noção.
Me orgulho tanto de ser teu neto que talvez eu tenha cometido o pecado de não ter sido tão claro como estou sendo agora, mas, todas as vezes que tive a oportunidade nunca deixei de declarar que lhe amava e amo, amo pois essa história não se finda por aqui, ao contrário se inicia perpetuarei ao máximo que puder sua história e seus conselhos, acima de tudo retransmitirei para quem puder filhos, netos, sobrinhos à brava mulher que conheci.

Lembro bem do dia em que tiramos essa foto estávamos falando sobre o de sempre, seu melhor tema 'Política' e no meio da conversa apresentei um texto que havia acabado de escrever e que lhe citaria como uma professora, influência certa para algumas das minhas decisões, quando vi nos seus olhos a emoção de ouvir e ler aquelas letras a senhora me olhou, graciosa e tímida me perguntou se eu achava tudo aquilo mesmo, te abracei e disse que te amava, nunca tirei uma foto que traduzisse tanto o carinho que sentíamos, te beijei tanto e abracei tanto aquele dia se pudesse não largaria mais. De tudo o que conheci guardarei como mais significativo sua força, fibra, garra, sua certeza das coisas que falava e das que queria me ensinar para a vida na política, se amigos acham que eu só penso em política é porque não lhe conheceram, cheguei a um ponto aonde eu não precisava mais ler os jornais, a senhora me ligava praticamente todos os dias da semana ou se não todas as semanas para me falar dos ocorridos e sua análise das coisas, alguns dias ficávamos horas ao telefone, algumas vezes amigos e companheiros confundiam achando que era uma chefe, dirigente política, assessora e eu dizia com um sorriso no rosto - não, é minha avó! Havia orgulho no meu sorriso, tenha certeza disso. Não posso contar todos os seus conselhos, não hoje, vou me ater a saudade, a mesma saudade que sinto do meu avô, mas com sentimentos e pensamentos diferentes.

Minha avó, eu te amo, não soube outra forma de lhe homenagear, outra forma de dizer da sua importância na minha vida e na minha história, com a senhora aprendi tanta coisa que carrego, este será o primeiro ano de tudo o que não viverei ao seu lado fisicamente, mas carregarei você viva nas minha história. Vou buscar cumprir as promessas que te fiz, mesmo as mais bobas, algumas dessas só eu, a senhora e Deus saberemos. No dia de hoje não te levarei flores, como a senhora gostava, hoje meu presente será esse registro, meu agradecimento e minha gratidão à Deus por ter me dado a oportunidade de ter crescido dentro da sua casa, obrigado por tudo, sempre será como a vó Glorinha minha mãe duas vezes, como gostava de dizer, te amo, te amo, te amo, feliz dia das mães, bença minha avó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário