quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto de uma amiga

Escola não é depósito

Olá, voltando a escrever depois de um tempo, mas sempre focada no mesmo tema e me adequando nesse mundo...
Ultimamente, percebi mudanças em relação á educação no país, pena que não foi para melhor, e sim um regresso em termos de educação. Principalmente a educação de berço de casa. A função da escola não é ensinar a comer, a sentar a mastigar, nosso papel é mostrar o conhecimento, é ampliar os horizontes, trabalhar a bagagem que é trazida de casa, nosso papel é retirar o que existe de melhor dentro da criança do jovem, desenvolver pessoas que sejam capazes de pensar, de debater, formar pessoas críticas. Esse sim é nosso papel nossa árdua tarefa diariamente. Nesses últimos anos (que só em sala de aula são mais de oito anos) percebi que a escola está virando depósito de crianças, principalmente nas escolas que trabalham com educação infantil da rede pública; os pais entendem que a tarefa de cuidar, de ficar com as crianças até depois do horário estabelecido, de ser médica quando a criança vai doente para a escola, o papel de corrigir (alguns chegam a dizer: “pode bater”) o papel de educar mesmo, está repassadas para a escola de uma maneira muito cômoda, muito natural, onde nosso trabalho, nosso papel não é esse.
A educação precisa ser encarada como uma parceria, como uma ação desenvolvida por todos, onde cada um tem o seu papel e suas responsabilidades, se não funcionar como modelo de equipe, que ao menos cada um cumpra a sua tarefa, porque, só que tem a perder são as crianças, os jovens, porque a tarefa está sendo sobrecarregada, não está havendo rendimento; e os prejuízos são desastrosos em um futuro incerto, duvidoso.
A proposta da educação pública é que devemos trabalhar em equipe, onde o objetivo maior seja o conhecimento, encaminhar todos os alunos para o mercado de trabalho, para serem pessoas mais dinâmicas, mais flexíveis. Nosso papel é encaminhar para a vida.


Suzana Moura

2 comentários:

  1. ótimo post!
    acho que a educação tem que ser mais levada a sério,tanto na escola quanto em casa.
    alguns pais estão equivocados achando que a escola é a unica responsavel pela educação de seus filhos,mas ela começa em casa.

    ResponderExcluir
  2. Como professora, também, vejo no meu dia a dia o que você colocou neste texto. Os pais estão "terceirizando" o seu papel aos professores, infelizmente. Você falou da educação infantil, mas no ensino fundamental o caso ainda está pior... Mas ainda quero fazer meu pepel.

    ResponderExcluir